Cirurgia de amígdalas e adenoides
As amígdalas são localizadas no fundo da garganta de cada lado da úvula. Fazem parte do sistema de defesa da garganta. A adenoide, popularmente conhecida como “carne esponjosa”, está localizada na rinofaringe e pode ser examinada através de exames endoscópicos ou radiografia.
Existem determinados sinais que indicam que as amígdalas e adenoides se tornam um problema, onde o indivíduo precisa buscar por um especialista, como ronco constante, respiração bucal, amigdalites, otites, sinusites, mau hálito, dificuldade de se alimentar, entre outros.
Indicações para cirurgia
Antigamente as cirurgias das amígdalas e adenoides eram mais realizadas do que hoje, isso porque surgiram antibióticos mais seguros e eficientes, tornando mais possível o controle clínico das infecções das vias aéreas. Contudo, ainda há muitas ocasiões onde as amígdalas e adenoides precisam ser retiradas, como a apneia do sono; abscesso da amígdala; infecções de repetição; halitose originada pelo caseum amigdaliano; roncos; suspeita de tumor maligno da amígdala.