Ronco e apneia
O ronco é um problema muito comum, especialmente em adultos com mais de 40 anos. Ele é um barulho originado pela vibração de estruturas da via respiratória com a passagem do ar durante o sono.
Causas
Entre as principais causas temos a obstrução das vias respiratórias, seja por aumento das amígdalas ou da língua, ou ainda por acúmulo de tecido gorduroso no pescoço. A obstrução nasal tem relação com o agravamento do problema
Apneia
A apnéia do sono é a total obstrução do fluxo de ar para os pulmões. Muitas pessoas possuem um maior relaxamento da musculatura da faringe enquanto dormem, colaborando para o problema.
Com a apneia, dormir se torna algo complicado, pois o sono fica agitado devido à falta de ar que faz a pessoa despertar.
Tratamentos para ronco e apneia
Quando o sono de alguém da família está sendo lesado e o indivíduo começa a se sentir prejudicado em suas atividades da rotina, o mesmo precisar buscar por um especialista.
Quando o ronco e a apneia são leves, uma ótima opção de tratamento é o controle dos fatores de risco, assim como a posição de dormir e redução de peso. Outra opção é utilizar à noite um retrator de língua, que ajuda o indivíduo a manter a boca fechada e a projetar a língua mais para frente.
Já em casos graves, o especialista pode recomendar o uso do CPAP (continuos positive airway pressure), um instrumento que injeta ar na via aérea com pressão positiva e de forma contínua. Ele melhora as crises de ronco e evita possíveis problemas cardiovasculares e de hipertensão.