Infecções no ouvido

 

Todos os tipos de infecções no ouvido são denominados de otite. A otite externa é uma infecção da área externa da orelha, coberta por pele e composta pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo, que acaba em uma membrana denominada tímpano. Seu objetivo é encontrar a fonte sonora, ampliá-la e transportá-la até a segunda área, a orelha média, onde é encontrada a tuba auditiva, ou trompa de Eustáquio, que constitui ligação com o nariz. Na orelha média, o som é ampliado muito mais, até chegar à orelha interna composta pela cóclea e os canais semicirculares. A infecção na orelha média é denominada de otite média.

 

Causas

 

A otite média aguda se trata de uma infecção causada por bactérias e vírus que se transforma em uma inflamação, e caso não for tratada é possível que o paciente apresente perda auditiva. Este mal ocorre geralmente durante longas gripes, resfriados e infecções na garganta. É comum em crianças, porém pode ocorrer em adultos.

 

Sintomas

 

Quem possui esta doença costuma sentir dor forte, percepção baixa da audição, febre, falta de apetite e até mesmo secreção no local. Em crises mais graves pode ocorrer o rompimento da membrana do tímpano.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico acontece com análise do histórico de saúde do paciente, seguido de exame físico minucioso. Alguns exames podem ser úteis para avaliar gravidade da infecção.

 

Vacinas

 

A otite média pode se protegida através de vacinas contra Haemophilus Influenzae e o Streptococcus Pneumoniae, aplicadas em crianças. Com estas vacinas é possível reduzir casos de otite em 6% ou 7% na população infantil.

 

Tratamento

 

Para tratar a otite média é necessário o uso de antibióticos e analgésicos. A partir do início do tratamento, com dois ou três dias, é possível que a febre desapareça, porém a audição pode demorar mais tempo para voltar ao normal. Caso a audição não retorne, é necessário investigar se existe secreção no local atrás da orelha média.